segunda-feira, 8 de março de 2010

RECTA FINAL

O 2º semestre está mesmo na recta final e hoje, a Unidade Curricular de Metodologia de Investigação Educacional termina. O percurso foi enriquecedor, algumas vezes norteado por muitas incertezas e dúvidas que foram sendo ultrapassadas com muitas leituras, muita colaboração entre o grupo de trabalho e o grupo turma e sempre muito reflectivo.
Nestes meses contactámos com vários procedimentos metodológicos que norteiam e permitem a realização de uma investigação no campo da Educação. Analisámos os métodos possíveis, os instrumentos de recolha e de análise de dados, reflectindo sobre as respectivas vantagens e desvantagens, desenvolvendo assim as competências necessárias para a realização da dissertação de mestrado.
O desconhecido é sempre um estado que provoca alguma ansiedade, incerteza e muitas dúvidas, neste sentido, as pesquisas e leituras realizadas foram imprescindíveis para a evolução sentida ao longo deste processo, mas a troca de ideias e as dicussões em grupo foram, sem dúvida nenhuma, essenciais para a produção do conhecimento e dissipar vários obstáculos que foram aparecendo.
Considero que mantive uma postura, ao longo do desenvolvimento das várias actividades, interessada, motivada, crítica, colaborativa, tendo cumprido todos os prazos e todas as tarefas propostas. Infelizmente por alguns contratempos pessoais, irrecuperáveis, no mês de Dezembro nem sempre consegui ter o estado de espírito e a motivação necessária para uma participação mais activa e relevante na discussão geral, no entanto, fiz um enorme esforço por me manter diariamente informada, por analisar atentamente todas as propostas apresentadas pelos diferentes grupos de trabalho e dar a minha opinião.
Os trabalhos realizados em equipa foram sempre profícuos, resultado de um verdadeiro trabalho em equipa, colaborativo, onde todos os elementos do grupo participaram activamente sempre com uma postura solidária, interventiva e crítica. As características do meu grupo de trabalho, os Miperusas, por nos termos mantido juntos desde o inicio deste Mestrado criando uma enorme empatia e conhecimento entre os diferentes elementos do grupo, possibilitou que o processo fosse muito agradável, motivador e descontraído produzindo resultados bastante satisfatórios e lucrativos.
O pequeno trabalho no terreno, realizado pelo grupo de trabalho, foi, pelas suas características práticas, o que considerei mais motivante e também o que mais me provocou inseguranças e dúvidas.
Nesta fase sinto-me um pouco mais segura para levar a cabo uma investigação, por sentir que estou munida das ferramentas e recursos necessários, apesar das incertezas e dúvidas se manterem, mas essas fazem parte do processo e também nos permitem a uma reflexão mais crítica e aprofundada das questões em estudo.