segunda-feira, 26 de outubro de 2009

INTRODUÇÃO

Este blogue tem o intuito de acompanhar o percurso realizado no âmbito da Unidade Curricular de Metodologias de Investigação em Educação, do Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia, pela Universidade Aberta.
Neste espaço conto anotar comentários pessoais sobre leituras e pesquisas realizadas, além de reflexões sobre o trabalho desenvolvido.
  • Investigação: Indagação ou pesquisa que se faz descobrindo, examinando e interrogando. (Fonte: Priberam)

Sequência das Actividades de Aprendizagem

Tema 1: O processo de investigação
Actividade 1 : O processo de investigação
Decorre entre dias 7 e 31 de Outubro
Competências a desenvolver:
- Realizar pesquisas e analisar bibliografia sobre o processo de investigação
- Analisar criticamente um relatório de investigação
- Caracterizar vários métodos de investigação em educação
- Reflectir e debater sobre as etapas do processo de investigação
-Argumentar de forma sustentada sobre diferentes métodos de investigação.
Descrição:
1º) Pesquisa e estudo individual;
2º) Análise (individual ou em equipa) de uma dissertação de mestrado
3º) Organização em equipa de um fluxograma relativo às etapas de uma investigação
4º) Discussão em fórum dos fluxogramas produzidos; debate sobre as etapas do processo de investigação; debate sobre os métodos de investigação em educação. A discussão decorre entre os dias 26 e 31 de Outubro.

Tema 2: A recolha de dados numa investigação
Actividade 2 : Métodos e instrumentos de recolha de dados
Decorre entre dias 2 de Novembro 2009 a 2 de Janeiro 2010
Competências a desenvolver:
- Pesquisar e debater métodos e intrumentos de recolha de dados
- -Analisar criticamente os métodos e instrumentos de recolha de dados de um relatório de dissertação
-Analisar criticamente um relatório de investiação
- Aplicar instrumentos de recolha de dados
-Argumentar de forma sustentada sobre métodos e instrumentos de recolha de dados
Descrição:
1º) Pesquisa individual e de equipa: Visão global - questionários, entrevistas, observação.
2º) Análise individual ou em equipa sobre a utilização do questionário numa dissertação
3º) Debate em fórum geral sobre metodos quantitativos de recolha de dados
4º) Pesquisa individual e de equipa sobre a utilização da entrevista e técnicas da entrevista
5º) Preparação em equipa do guião para uma entrevista
6º) Discussão em fórum dos guiões produzidos pelas equipas e elaboração de um guião comum a todos os participantes
7º) Realização de entrevistas no terreno.

Tema 3: A análise de dados
Actividade 3 : Processos de análise de dados
Decorre entre dias 4 de Janeiro a 5 de Fevereiro
Competências a desenvolver:
- Pesquisar e debater processos de análise de dados (quantitativa qualitativa).
- -Analisar criticamente o processo de análise de dados de um relatório de dissertação
-Analisar criticamente um relatório de investiação
- Aplicar técnicas de análise de dados
-Argumentar de forma sustentada sobre processos e técnicas de análise de dados.
-Discutir a fiabilidade de uma investigação
Descrição:
1º) Discussão, em fórum geral, sobre a análise do tratamento de dados efectuado numa dissertação.
2º) Transcrição das entrevistas efectuadas
3º) Discussão em fórum sobre a análise de entrevistas
4º) Análise e interpretação em equipa das entrevistas realizadas
5º) Discussão geral em fórum sobre a discussão de resultados numa investigação e sobre a fiabilidade de uma investigação.

Tema 4: Problemáticas de investigação em Comunicação Educacional
Actividade 4 : A revisão da literatura e o estado da arte
Decorre entre dias 7 e 18 de Fevereiro
Competências a desenvolver:
-Realizar pesquisas relevantes e seleccionar a informação relevante para os fins em vista
-Proceder a uma revisão da literatura sobre um dado campo, analisando criticamente a informação pesquisada
Descrição:
1º)Pesquisa pessoal sobre investigações realizadas no âmbito da Comunicação Educacional
2º) Discussão, em fórum geral, sobre as problemáticas de investigação em Comunicação Educacional.

Sem comentários:

Enviar um comentário